O PROGRAMA

Passos para aderir ao programa

Para iniciar o processo, primeiro baixe o formulário no link abaixo, depois de preenche-lo envie para o email associacaoagapepe@gmail.com e aguarde nosso contato.

Formulário de Triagem

Depois de enviar seu formulário de triagem, você precisa realizar alguns exames. Baixe o documento abaixo para saber quais são.

Lista de Exames

Baixe a lista de documentos que são necessários para acolher o candidato.

Lista de Documentos

Baixe e preencha e formulário do responsável do candidato.

Ficha do Responsável

Baixe a lista de materiais de uso individual do candidato.

Lista de Materiais

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Pilares: adesão e permanência voluntárias, convívio entre pares e espiritualidade.

O objetivo é oferecer atendimento especializado, acolhimento voluntário em regime residencial, auxiliando as pessoas que sofrem com a dependência química a fortalecerem sua autonomia, resgatar vínculos familiares e fortalecer os recursos emocionais para lidar com as dificuldades do dia-a-dia; visando a transformação dos indivíduos através das vivências comunitárias e a reinserção Social.

Oferecemos um projeto terapêutico individualizado adequado às necessidades de cada um, com duração aproximada de seis meses, pautado na metodologia da Comunidade Terapêutica, acrescido do conhecimento científico decorrente da atuação de uma equipe multiprofissional.

ETAPAS DO PROGRAMA

Tempo previsto: 6 – 9 meses. O tempo necessário que a Equipe juntamente com o residente achar necessário. 

  1. TRIAGEM – ENTREVISTA com a família e ANAMNESE com o candidato ao programa; avaliação e solicitação de EXAMES e documentos.
  2. ADMISSÃO – CONSULTA avaliação médica psiquiátrica e diagnóstico

ATENDIMENTO PSICOLOGICO – avaliação psicológica.

  1. INCLUSAO, DESINTOXICAÇÃO E ADAPTAÇÃO os três primeiros meses serão importantes para a desintoxicação que não é somente orgânica. A dependência química deve ser encarada do ponto de vista bio-psico-social.
  2. CONSCIENTIZAÇÃO E REFORMULAÇÃO – do 3º ao 6º mês, acontece o período de tratamento e reabilitação propriamente dito. Nesse período, as atividades serão intensificadas no mergulhar dentro de si, olhar para sua história de vida e, a partir dessa imersão em si mesmo, ressignificar a própria vida, buscando a superação de comportamentos inadequados que o levam ao uso de drogas.
  3. REINSERÇÃO SOCIAL – do 6º ao 9º mês trata-se do período de reinserção social, quando o usuário prepara-se para voltar ao convívio social. É o período para o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para o convívio com a família e a sociedade, e preparação para o mercado de trabalho.
  4. POS PROGRAMA – após o término do programa o residente e  a família são acompanhados mensalmente em reuniões de grupos e atendimento psicológicos.
  5. AVALIAÇÃO  –  Sistema de Avaliação

Será avaliado o residente pelas características comportamentais, emocionais, intelectuais, participação nas atividades, respeito ás regras e limites, pontualidade, competência e habilidades em desenvolvimento e estudo de caso.  As atividades tem o propósito de resgatar conhecimentos teórico-práticos adequando-se em nível de escolaridade individual, para retomada de atividade escolar oficial, trabalho e outras habilidades, tendo uma participação ativa de todos na realidade em que estão inseridos, tornando-os capazes de intervir e promover as transformações necessárias ao longo da vida. As disciplinas Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Filosofia, Psicologia, Sociologia e Teologia fazem parte do currículo dentro da metodologia do programa com atividades lúdicas e de pesquisas.

METODOLOGIA ATIVA

É um processo amplo e possui como principal característica a inserção do residente/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem comprometendo-se com o seu aprendizado.